sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Um circuito fechado tem um percurso completo para o fluxo da corrente, já um circuito aberto não tem, o que significa que ele não funciona.
Um curto-circuito é um percurso de menor resistência (normalmente realizado de maneira não intencional) que contorna parte do circuito. Isso pode acontecer quando dois fios desencapados em um circuito se tocam. A parte do circuito que a corrente não percorre devido ao curto-circuito deixa de funcionar, e uma corrente intensa começa a fluir. Isso pode gerar alto aquecimento dos fios e causar um incêndio. Como medida de segurança, fusíveis e disjuntores abrem o circuito automaticamente quando a corrente é excessiva.
Em um circuito serial, a mesma corrente flui por todos os componentes. A voltagem total em ação no circuito é a soma das voltagens em cada componente e a resistência total é a soma das resistências de todo os componentes.
Nos circuitos paralelos uma única fonte de energia elétrica fornece a mesma voltagem a todos os fios, e se um dos fios queimar os outros podem continuar transmitindo energia. Porém se acontecer um curto-circuito, a voltagem cai a quase zero e o sistema inteiro cai.
Marcadores:krisleyde | 0
comentários
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
- Os tipos básicos de circuitos elétricos são:
- Circuitos de força - transferem e controlam grandes volumes de eletricidade. As linhas de energia e os sistemas de cabos elétricos que abastecem casas e empresas servem como exemplo. Os componentes mais importantes dos circuitos de força são geradores, em uma ponta, e sistemas de iluminação, motores, sistemas de aquecimento ou eletrodomésticos, na ponta oposta. Entre eles se estendem linhas de energia, transformadores e disjuntores.
- Circuitos eletrônicos - processam e transmitem informações. Como computadores, rádios, televisões, radares e celulares.
Marcadores:krisleyde | 0
comentários
Ao acionar o comutador que liga a luz, a televisão, o aspirador de pó ou o computador da sua casa, por exemplo, você estará completando um circuito elétrico e permitindo que uma corrente, ou fluxo de elétrons, percorra os fios. Os fios de um circuito carregam a corrente elétrica a diversas porções de um sistema elétrico ou eletrônico. Uma bateria ou gerador gera voltagem, a força que distribui a corrente pelo circuito.
Os circuitos podem ser imensos sistemas de energia transmitindo megawatts de energia em percursos de milhares de quilômetros, ou minúsculos chips microeletrônicos contendo milhões de transistores. A extraordinária miniaturização dos circuitos eletrônicos tornou possíveis os computadores portáteis. A nova fronteira serão os circuitos nanoeletrônicos, cujas dimensões serão medidas em nanômetros.
Os circuitos podem ser imensos sistemas de energia transmitindo megawatts de energia em percursos de milhares de quilômetros, ou minúsculos chips microeletrônicos contendo milhões de transistores. A extraordinária miniaturização dos circuitos eletrônicos tornou possíveis os computadores portáteis. A nova fronteira serão os circuitos nanoeletrônicos, cujas dimensões serão medidas em nanômetros.
Marcadores:krisleyde | 0
comentários
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
- Gerador elétrico: É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica. Sua principal função é fornecer energia para as cargas que o atravessam, como, por exemplo, pilhas, baterias e usinas hidrelétricas.
- Receptor elétrico: O receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. Em nosso cotidiano, o melhor exemplo de receptor é o motor elétrico, que transforma energia elétrica em energia mecânica.
A figura acima nos mostra um exemplo básico de um receptor elétrico, o motor elétrico.
- Resistor elétrico: É um dispositivo que transforma toda a energia elétrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro elétrico, o chuveiro elétrico, a lâmpada comum e os fios condutores em geral.
- Dispositivos de manobra: São os responsáveis por desligar ou acionar o funcionamento do circuito elétrico, como, por exemplo, os interruptores e as chaves.
- Dispositivos de segurança: Responsáveis pela interrupção da passagem da corrente elétrica, quando uma grande intensidade elétrica, maior que o suportável pelo aparelho, é atravessada. Os mais comuns são os fusíveis e os disjuntores.
| disjuntor |
![]() |
| fusível |
- Dispositivos de controle: Medem ou identificam a corrente elétrica ou a diferença de potencial entre dois pontos. Exemplo: Amperímetro: Mede a intensidade da corrente elétrica. Voltímetro: Mede a ddp entre dois pontos. Galvanômetro: Identifica a passagem de corrente elétrica ou a existência de ddp.
http://www.mundoeducacao.com/fisica/circuito-eletrico.htm
Marcadores:krisleyde,laryssa nogueira | 2
comentários
Os circuitos elétricos são classificados de duas maneiras:
- Circuitos de corrente contínua: Aqui o fluxo de elétrons passa pelo fio sempre no mesmo sentido. Como não há alternância, essa corrente não é aceita pelos transformadores e não ganha voltagem maior. Resultado: a energia elétrica não pode seguir muito longe. Por isso, a corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como um chuveiro. Mas ela não serve para transportar energia entre uma usina e uma cidade.
Corrente Contínua
- Circuitos de corrente alternada: Nesse tipo de corrente, o fluxo de elétrons que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único. Ora os elétrons vão para a frente, ora para trás, mudando de rota 120 vezes por segundo. Essa variação é fundamental, pois os transformadores que existem numa linha de transmissão só funcionam recebendo esse fluxo de elétrons alternado. Dentro do transformador, a voltagem da energia transmitida é aumentada, permitindo que ela viaje longe, desde uma usina até a sua casa.
Corrente Alternada
fonte http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-a-diferenca-entre-corrente-alternada-e-corrente-continua
Marcadores:laryssa nogueira | 0
comentários
sexta-feira, 15 de agosto de 2014
| Michael Faraday |
Na química, descobriu o benzeno, produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos (C2Cl6 e C2Cl4) e ajudou a expandir os fundamentos da metalurgia e da metalografia.
Acredita-se que sua maior contribuição tenha sido fundar a eletroquímica. Faraday criou termos como eletrólito, ânodo,catodo, eletrodo, e íon.
fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Michael_Faraday
Marcadores:laryssa nogueira | 0
comentários
| Circuito Elétrico |
Circuito elétrico é um conjunto formado por um gerador elétrico, um condutor em circuito fechado e um elemento capaz de utilizar a energia produzida pelo gerador.
Um circuito elétrico tem conexões entre componentes elétricos. Diferente dos circuitos eletrônicos, cujas interligações são entre componentes eletrônicos. Quem fez grandes descobertas a respeito de variações na intensidade da corrente elétrica foi Faraday.
fonte http://www.mundoeducacao.com/fisica/circuito-eletrico.htm
Marcadores:laryssa nogueira | 2
comentários
Assinar:
Comentários
(Atom)
.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)