segunda-feira, 18 de agosto de 2014
- Gerador elétrico: É o aparelho capaz de transformar qualquer tipo de energia em energia elétrica. Sua principal função é fornecer energia para as cargas que o atravessam, como, por exemplo, pilhas, baterias e usinas hidrelétricas.
- Receptor elétrico: O receptor elétrico é todo elemento do circuito elétrico que transforma energia elétrica em outra forma de energia que não seja calor. Em nosso cotidiano, o melhor exemplo de receptor é o motor elétrico, que transforma energia elétrica em energia mecânica.
A figura acima nos mostra um exemplo básico de um receptor elétrico, o motor elétrico.
- Resistor elétrico: É um dispositivo que transforma toda a energia elétrica consumida integralmente em calor. Como exemplo, podemos citar os aquecedores, o ferro elétrico, o chuveiro elétrico, a lâmpada comum e os fios condutores em geral.
- Dispositivos de manobra: São os responsáveis por desligar ou acionar o funcionamento do circuito elétrico, como, por exemplo, os interruptores e as chaves.
- Dispositivos de segurança: Responsáveis pela interrupção da passagem da corrente elétrica, quando uma grande intensidade elétrica, maior que o suportável pelo aparelho, é atravessada. Os mais comuns são os fusíveis e os disjuntores.
| disjuntor |
![]() |
| fusível |
- Dispositivos de controle: Medem ou identificam a corrente elétrica ou a diferença de potencial entre dois pontos. Exemplo: Amperímetro: Mede a intensidade da corrente elétrica. Voltímetro: Mede a ddp entre dois pontos. Galvanômetro: Identifica a passagem de corrente elétrica ou a existência de ddp.
http://www.mundoeducacao.com/fisica/circuito-eletrico.htm
Marcadores:krisleyde,laryssa nogueira
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
.jpg&container=blogger&gadget=a&rewriteMime=image%2F*)
dahora, gostei :)
ResponderExcluirQue bom q vc gostou, sua opinião é mt importante!!!
Excluir